top of page
Foto do escritorBeatriz Ramos

Autocad - aula 4

Atualizado: 5 de jan. de 2019

Começando a introduzir os textos e as escalas no desenho inserimos o comando STYLE criando a primeira letra em "new" e denominar de 1_100 e alterar apenas o height para 0,20. Escolhemos sempre a letra arial por ser a mais comum a todos os computadores e nunca corre o risco de ficar deformada.

Na barra superior mudamos de home para annotate.


Inserimos o comando MTEXT para criar uma caixa de texto (depois de clicar com o botão esquerdo do rato a caixa aparece cinzenta e pronta para receber o texto). Com o texto escrito clicamos fora da caixa de texto para esta desaparecer e ficar apenas as linhas, depois é só mover para o local desejado.


Repetimos o mesmo processo para criar uma letra à escala 1:20, no entanto, desta vez, alteramos o height para 0.04. De seguida voltamos a criar uma caixa de texto para verificarmos as diferenças nas letras.



Posto isto vamos identificar a nossa planta à escala da mesma e os cortes, e indicando o respetivo corte.


De seguida vamos começar a configurar a cotas e para isso utilizamos o comando DIMSTYLE e escolhemos o modelo standard, clicamos em new e mudamos o nome para 1_100 para ficar tudo correspondente, depois continuamos a configuração de acordo com as seguintes imagens.


Repetimos o mesmo processo para a escala 1:20 e mudamos todos os números onde anteriormente estava um 5 para um 1, por ser cinco vezes mais pequena.


Para começar a cotagem inserimos o comando DIMLINEAR e selecionamos as cotas, neste caso é só escolher até onde queremos, porque a cotagem é automática.


Vamos a annotate -> linear e iniciamos a cotagem a partir do ponto que queremos e voltamos a clicar no fim onde queremos que a cota termine, depois voltamos a clicar conforme o sítio onde queremos a cota no desenho.

Como queremos uma cota contínua, depois da primeira cota feita clicamos em continue e a cotagem continua automaticamente onde terminou a cota anteriormente feita.

Quando acabamos a cotagem temos de clicar em escape, para terminar a cotagem.


Depois das cotagens vamos fazer o interior das paredes com um hatch e escolhemos o padrão das riscas com a escala a 0.010 para as riscas ficarem percetíveis, e de seguida é só clicar dentro da parede.


Para começar a legenda começamos por numerar os objetos com um mtext e abrimos uma caixa de texto para começar a escrever e depois fazemos um círculo com um diâmetro à escolha para poder colocar o número da legenda dentro do círculo.

Com todos os objetos e estereotomias numeradas vamos fazer a legenda. Para a legenda voltamos a abrir uma caixa de texto e escrevemos la o número e a identificação do produto que vamos usar.



Comments


bottom of page