top of page
Foto do escritorBeatriz Ramos

Autocad - aula 2

Atualizado: 5 de jan. de 2019


Com o quadrado já criado vamos agora fazer a espessura das paredes com 15cm. Utilizamos o comando OFFSET com 0.15 e depois fazemos parede a parede, clicando na parede que queremos e afastando o rato e voltando a clicar para colocar a linha afastada. Como as linhas ficam separadas utilizamos o comando FILLET para unir os quatro cantos. Clicamos numa linha e depois na outra para as duas se unirem, e para repetir clicamos no botão direito do rato e selecionamos "repeat fillet" e voltamos a unir outro canto.


Na parede onde vamos colocar a sanita teremos de aumentar a espessura da mesma devido às canalizações. Com o comando STRTCH selecionamos três paredes (a que queremos afastar e as duas envolventes) e afastamos para a espessura desejada. Podemos sempre voltar a fazer um offset na parede desejada e voltar a unir os cantos com o comando fillet.


Vamos agora começar as aberturas nas paredes (porta e janela) e para isso mudamos para a layer invisível para marcar as linhas de apoio. Para as linhas de apoio utilizamos o comando XLINE e depois selecionamos a direção da linha (horizontal ou vertical). De seguida marcamos uma linha de apoio e é a partir dessa linha que marcamos as distâncias de que queremos com um offset.


NOTA: Se o cursor estiver a baixo da linha de apoio a medida marcada aparecerá por baixo d alinha de apoio e o mesmo acontece se o cursor estiver em cima da linha de apoio.


Depois para apagar as partes exteriores das linhas que não nos interessam utilizamos o comando TRIM e selecionamos o objeto e depois apagamos clicando em cima da linha.



Como queremos que as linhas invisíveis fiquem na layer de corte utilizamos o comando MATCHPROP e clicamos numa linha que esteja na layer que queremos, neste caso a layer corte, e depois é só clicar nas linhas que queremos alterar. Este comando torna a linha com as características exatas de outra. Voltamos a fazer Trim para apagar as linhas onde queremos os vãos, ou seja entre as linhas anteriormente marcadas.

Para preencher a zona da janela criamos umas linhas na layer de vista porque o corte horizontal é sempre feito a 1m de altura e como tal a minha janela ainda se vê


A linha da porta já é vista em projeção e como tal temos de mudar para a layer das projeções. Se fizermos uma linha verificamos que a linha está demasiado grande, isto é, os traços estão demasiado grandes para o espaço que é, e como tal vamos a PROPERTIES para ver as propriedades da linha e mudamos a escala para esta ficar mais proporcional ao desenho quando formos imprimir.

Criamos então a linha da porta e com o comando matchprop mudamos a linha para ficar igual à linha criada anteriormente.



Entretanto para nos facilitar no desenho abrimos a seguinte janela com o comando OSNAP e selecionamos os tópicos conforme a imagem.


Vamos agora começar a colocar as louças sanitárias e para isso voltamos a mudar para a layer invisível, e com os comando xline e offse vamos definir os centros onde vamos colocar a sanita e o bidé, sabendo que a louça que estiver perto da parede tem de medir pelo menos 35cm do meio até a parede, e ambos os meios têm de medir entre si pelo menos 70cm. Voltamos a apagar as linhas que não nos interessam com o comando trim. Ao contrário das aberturas das janelas estas linhas podem permanecer na layer invisível porque serão sempre linhas de apoio



Para escolher as louças eu fui ao site da roca e depois de escolher as louça fazemos o download em dwg das três vistas (cima, lado e frente).

Com as louças escolhidas selecionamos o comando JOIN para unir todas as linhas que se encontrem separadas e assim quando clicarmos no objeto clicamos em todo o objeto e não apenas na linha do objeto.


Para criarmos um bloco teremos então de criar uma linha de apoio e depois fazer um offset com 42cm, isto porque a minha sanita é suspensa e as sanitas medem 42cm desde o chão até onde nos sentamos, e como tal quando eu for fazer a minha vista de frente ou de lado da sanita sei que a vou colocar exatamente 42cm a cima do chão porque basta abrir o bloco que já se encontra com a medida certa. Para criar este bloco usamos o comando BLOCK e depois quando abre a janela temos de selecionar o meio da sanita sempre na base por ser onde a sanita assenta, apesar de ser suspensa, e temos também de selecionar o objeto e dar um nome. Teremos depois de repetir o processo para o bidé.


ATENÇÃO: os blocos têm de ser sempre criados na layer 0!




Comments


bottom of page